16 de março de 2007

Dança folclórica italiana de Xaxim está com as matrículas abertas


A Casa da Cultura de Xaxim, departamento da Secretaria da Educação, disponibiliza cursos de música, teatro e danças diversas. A dança folclórica italiana, que faz o resgate e a valorização dos costumes dos antepassados, está com as matrículas abertas.
As aulas de dança folclórica italiana são coordenadas pela professora Rosangela Guollo. Hoje são 36 participantes, divididos nas categorias infanto-juvenil, adulto e terceira idade. Os grupos foram formados em dezembro de 2005 e desde lá têm se apresentado em festividades municipais e regionais, representando o município.
Segundo Rosangela, os componentes dos grupos são pessoas assíduas pela busca da própria identidade. “Através da dança compreendemos e preservamos as práticas culturais, tendo em vista a afirmação de quem fomos e do que somos, proporcionando o encontro do homem com seu presente, passado e futuro”, ressalta a professora. Em Xaxim, grande parte da população é de descendentes de imigrantes europeus, em sua maior parte de italianos.
As aulas são ministradas no período noturno, no Centro de Convivência Aconchego, Rua Pedro Lunardi, número 346, centro. Os interessados podem entrar em contato com a Casa da Cultura pelo telefone (49) 3353-8211 ou 8808-4188.

A dança pode revelar através de seus movimentos a história de um povo


Crédito fotos: Priscila Maboni
Priscila Maboni
Assessoria de Imprensa Prefeitura de Xaxim
Endereço: Rua Rui Barbosa, 347 – CEP: 89825-000
Xaxim – Santa Catarina
Telefone: (49) 3353-8200
E-mail: imprensaprefxaxim@gmail.com