28 de maio de 2007

Equipe diretiva das escolas e SME de Xaxim participam de capacitação em Curitiba

Na última sexta-feira (25/05), a Secretaria de Educação de Xaxim e a equipe diretiva das escolas estiveram em Curitiba para uma capacitação com a equipe do Sistema de Ensino Bom Jesus. Este é o terceiro ano que a Administração Municipal, através da SME, está em convênio com este sistema de ensino.

A capacitação realizada na capital do Paraná faz parte do convênio assinado com o Bom Jesus de Curitiba, que prevê, no ano, cinco encontros com a equipe diretiva e três com todos os professores. O objetivo é coordenar o processo de ensino e aprendizagem dos alunos da rede municipal de ensino.

Durante a manhã da sexta-feira, os profissionais da educação de Xaxim estiveram reunidos com a coordenadora de pós-graduação do Sistema de Ensino Bom Jesus, Lucia Czerwonka Sermann. Em pauta, a importância do diálogo entre político e técnico que deve haver nas escolas. Ainda, que deve existir mediação entre o conhecimento e a ação, para que haja bons resultados no processo de educação.

Durante à tarde, a coordenadora pedagógica de oitava série e Ensino Médio, Suzete Leal, e a coordenadora pedagógica de Educação Infantil a terceira série, Isabel Marconcin, sanaram algumas dúvidas a respeito da proposta pedagógica, avaliações e da metodologia de ensino. A secretária de Educação de Xaxim, Iraci Barrionuevo, afirma que a parceria com o Sistema de Ensino Bom Jesus foi realizada no intuito de melhorar a qualidade de ensino a médio e a longo prazo no município. “Pensamos em aperfeiçoar a qualidade de educação ministrada em Xaxim e, por conseqüência, fornecer subsídios para que as pessoas possam exercer sua plena cidadania”, complementa Iraci.

Além da capacitação, o grupo de Xaxim fez passeios de estudo, que incluíram a Universidade Livre do Meio Ambiente e a Ópera de Arame, um dos cartões portais de Curitiba. A Administração Municipal, através do prefeito Lírio Dagort, tem investido fortemente em educação. No ano passado foram aplicados neste setor 28,71% do orçamento. Isto corresponde a 3,71% a mais do que a lei de Responsabilidade Fiscal exige. Recursos que foram investidos em obras de construção e recuperação de escolas e capacitação de profissionais para melhor qualidade de ensino no município.

Saída do grupo de Xaxim:



Capacitação no Bom Jesus, em Curitiba:




Jantar com a equipe do Bom Jesus:


Visita a Universidade Livre do Meio Ambiente, em Curitiba:





Visita a Ópera de Arame, em Curitiba, um dos cartões postais de Curitiba:



Crédito fotos: Priscila Maboni
Priscila Maboni
Assessoria de Imprensa Prefeitura de Xaxim
Endereço: Rua Rui Barbosa, 347 – CEP: 89825-000
Xaxim – Santa Catarina
Telefone: (49) 3353-8200
E-mail: imprensaprefxaxim@gmail.com
Site: www.xaxim.sc.gov.br