9 de maio de 2007

SME de Xaxim lança o projeto “Emancipar pela educação”

A secretaria de Educação de Xaxim lançou hoje (09/05) o projeto “Emancipar pela Educação”. O projeto visa oportunizar aos adultos e jovens analfabetos, crianças e adolescentes, com idade escolar de seis a 14 anos, que estejam fora da escola, condições de dar continuidade aos estudos.

Com isso, pretende-se diminuir o analfabetismo no município, envolver as famílias em propósitos e ações que visem acentuar o exercício da cidadania dos alfabetizados e propiciar condições de inclusão nos cursos supletivos já existentes no município. Os trabalhos serão realizados em parcerias com o Conselho Tutelar e a Promotoria Pública, através de encaminhamentos dos casos de crianças e adolescentes fora da escola em idade escolar.

A secretária de educação de Xaxim, Iraci Barrionuevo, convida a comunidade para que participe do projeto. “A participação da comunidade é importante, pois é também através dela que os órgãos competentes de crianças e adolescentes em idade escolar, fora da escola, são informados, e assim, possam agir”, reforça Iraci. De acordo com a Constituição Federal de 1988, artigo 205, a educação é direito de todos e dever do Estado e da família.

Neste sábado, dia 12 de maio, das 9h ao meio-dia, será realizada panfletagem na Praça Frei Bruno, no centro da cidade. Pretende-se divulgar o projeto para a população. Quem quiser ajudar pode entrar em contato com a secretaria de Educação do município, através do fone 3353-4272, ou através do Conselho Tutelar, 3353-6440.

“Com a educação as pessoas mudam sua forma de ver o mundo. A educação é transformadora”, afirma a secretária. Quem quiser continuar os estudos terá disponível o CEJAX, Centro de Educação de Jovens e Adultos de Xaxim.



O lançamento do projeto contou com a participação de representantes
de entidades escolares e autoridades do município


Crédito fotos: Priscila Maboni
Priscila Maboni
Assessoria de Imprensa Prefeitura de Xaxim
Endereço: Rua Rui Barbosa, 347 – CEP: 89825-000
Xaxim – Santa Catarina
Telefone: (49) 3353-8200
E-mail: imprensaprefxaxim@gmail.com
Site: www.xaxim.sc.gov.br