18 de abril de 2007

Escolas do município recebem livros

Em comemoração ao dia Nacional do Livro Infantil, 18 de abril, e ao dia Mundial do Livro, dia 23 de abril, a Secretaria de Educação de Xaxim, SME, doou acervos de livros de literatura infantil e infanto juvenil para as escolas municipais. Ao total, foram 2.300 exemplares.
O objetivo destas doações é proporcionar entretenimento e a busca de informações pelos alunos. Além disso, pensa-se no futuro destas crianças, pois investir em educação é apostar em um país melhor.
Hoje, no Brasil, tem-se uma média de apenas 25% da população, com idades entre 15 e 64 anos, com habilidade plena de leitura. Dentro da mesma faixa etária, 8% são analfabetos absolutos, 30% capazes de entender informações simples e 37% lêem e entendem textos curtos.
Apenas 17 milhões dos mais de 170 milhões de brasileiros lêem pelo menos um livro por ano. Enquanto isso, na França cada habitante lê, em média, sete livros por ano. As informações fazem parte da pesquisa Retrato da Leitura no Brasil, realizada pela Câmara Brasileira do Livro, CBL, e outras entidades.

Livros devem fazer parte da rotina das crianças dentro e fora da escola

Preocupada com estes números, a SME pretende tornar a leitura um hábito na vida das crianças, pois, como disse Monteiro Lobato: "um país se faz com homens e com livros".

Crédito fotos: Priscila Maboni
Priscila Maboni
Assessoria de Imprensa Prefeitura de Xaxim
Rua Rui Barbosa, 347 – CEP: 89825-000
(49) 3353-8200
imprensaprefxaxim@gmail.com
www.xaxim.sc.gov.br