21 de março de 2007

PROERD inicia em abril em Xaxim


A Secretaria de Educação de Xaxim tem disponibilizado aos alunos da quarta série da rede municipal de ensino, a cada dois anos, o Programa Educacional de Resistência às Drogas, PROERD. O Programa tem como objetivo consolidar um acordo cooperativo entre professores, policiais militares, pais e comunidade para a educação das crianças na escola.
Para isto, neste ano, foi realizada uma reunião com os pais sobre o que é o Programa e sobre a importância do trabalho de conscientização dos alunos nas escolas. Além deste diferencial, será o segundo ano consecutivo do PROERD nas escolas, inédito em Xaxim. Outro diferencial, ainda, será a implantação do Programa também com os alunos de sexta série da Escola Básica Municipal Santa Terezinha.

O trabalho do PROERD nas escolas tem duração de aproximadamente três meses. Neste ano as atividades vão começar na primeira semana de abril. Os policiais militares do PROERD desenvolvem dez lições, uma a cada semana, de cinqüenta minutos cada, tendo como base a cartilha do Programa. Um instrutor policial militar fardado trabalha o desenvolvimento da auto-estima, o cultivo da felicidade, o controle das tensões, a criatividade, as técnicas de autocontrole e resistência às pressões do dia-a-dia, que levam às drogas e à violência.
Na formatura, os alunos recebem um certificado e prestam compromisso público perante os presentes, de resistirem às drogas e à violência. Entre as principais metas está a inclusão dos ideais do Programa não só nas crianças, mas em todos os cidadãos.

Projeto reúne policiais, comunidade e escola

Em Xaxim, nas cinco escolas municipais, o Programa é desenvolvido pelos soldados Féo e Valdecir. Ao todo, o PROERD conta com aproximadamente 200 soldados e é trabalhado em mais de 200 municípios de Santa Catarina. Esta será a quinta vez que Xaxim recebe o Programa.

Esta é mais uma forma de incentivo à permanência das crianças nas escolas. Para a secretária de educação de Xaxim, Iraci Barrionuevo, programas como este são importantes, pois possibilitam que pessoas especializadas no assunto conversem e tirem dúvidas das crianças.

Crédito fotos: Priscila Maboni
Priscila Maboni
Assessoria de Imprensa Prefeitura de Xaxim
Endereço: Rua Rui Barbosa, 347 – CEP: 89825-000
Xaxim – Santa Catarina
Telefone: (49) 3353-8200
E-mail: imprensaprefxaxim@gmail.com