30 de março de 2007

Secretaria de Educação realiza capacitação com Sistema de Ensino Bom Jesus

A Secretaria de Educação de Xaxim realizou hoje (30/03) a primeira capacitação do ano com o Sistema de Ensino Bom Jesus, com o qual mantém convênio. As capacitações ocorrem bimensalmente, com todos os professores da rede municipal, incluindo direção e coordenação das escolas. Os encontros objetivam sanar as dúvidas e dar o encaminhamento correto para as atividades.
As reuniões foram feitas de acordo com a área de conhecimento, de 5ª a 8ª séries. Os professores de Educação Física, Ensino Religioso e Artes trataram a interdisciplinaridade. De Educação Infantil III a 4ª séries os professores trabalharam conceitos matemáticos.
Durante o ano serão feitos outros três encontros em Xaxim e mais dois em local ainda a ser definido, fora do município. Além destes, mais cinco encontros serão exclusivos para equipes diretivas, com o pessoal da Secretaria de Educação, direção de escolas e coordenação pedagógica das escolas. Este primeiro foi na Escola Básica Municipal Santa Terezinha. Ao todo estiveram presentes 85 profissionais.
Para a secretária de educação do município, Iraci Barrionuevo, estes encontros são essenciais por dar suporte ao trabalho do professor. A secretária adianta que se está analisando uma forma para que todos os profissionais que trabalham na rede municipal de ensino sejam capacitados. “A educação necessita que o trabalho que cada profissional realiza esteja em sintonia com os demais, para que seja possível obter um melhor resultado”, complementa Iraci. Ela acrescenta ainda que todas as funções são importantes, pois atuam em conjunto na melhora da qualidade de ensino, de vida do aluno e da família.
Nesta semana já foi realizada capacitação com as merendeiras de centros de educação infantil municipais, CEIMs, e escolas municipais. A nutricionista Margareth Tribess tratou de temas como as boas práticas de manipulação dos alimentos, hábitos de higiene ambiental e pessoal e aproveitamento de alimentos.
No encontro também foi apresentado o novo cardápio. Ele será oferecido aos alunos a partir do dia 02 de abril. Este é o cardápio de outono, que mantém alguns alimentos do cardápio de verão e já incorpora alguns alimentos do cardápio de inverno.
O treinamento contou também com a psicóloga da Secretaria de Educação, Giovana Sorgatto, que trabalhou a relação das merendeiras com os alunos. Durante o ano são realizadas em média quatro capacitações para as merendeiras.

Grupo de professores de Geografia. Professora Rosane


Grupo de professores de História. Professora Marlene


Grupo de professores de Língua Portuguesa. Professora Neida


Grupo de professores de Inglês. Professora Bianca


Grupo de professores de Matemática. Professora Fernanda


Grupo de professores de Ciências. Professora Tâmile


Grupo de professores de Educação Física, Ensino Religioso e Artes




Grupo de professores de Educação Infantil III a 4ª séries. Professora Rosana

Crédito fotos: Priscila Maboni. Foto merendeiras: Francisco Tadeu Kinappe
Priscila Maboni
Assessoria de Imprensa Prefeitura de Xaxim
Rua Rui Barbosa, 347 – CEP: 89825-000
(49) 3353-8200
imprensaprefxaxim@gmail.com
www.xaxim.sc.gov.br