4 de abril de 2007

Xaxim elabora Sistema Municipal de Ensino

A rede municipal de ensino de Xaxim dispõe agora do Sistema Municipal de Ensino, SME. O Sistema foi elaborado após vários encontros realizados nas unidades escolares municipais, com a presença de pais, professores, alunos e conselheiros. O professor Elton Nardi, da Unoesc, campus Xanxerê, trabalhou como consultor junto com a equipe de professores da rede municipal e deu esclarecimentos sobre o tema nos encontros promovidos pela Secretaria de Educação.
O Sistema Municipal de Ensino delibera sobre todas as unidades de Ensino Fundamental, Educação Infantil e Educação de Jovens e Adultos da rede municipal. O Sistema pode regulamentar também os direitos e deveres dos profissionais da educação.
Com isso, a educação da rede municipal está desvinculada, deixa de estar sob as decisões do Conselho Estadual de Educação e do Sistema Estadual de Educação, podendo tomar decisões que vão de forma mais efetiva ao encontro dos interesses dos xaxinenses.
A secretária de educação do município, Iraci Barrionuevo, afirma que o Sistema foi amplamente discutido pela comunidade escolar do município e pelo Conselho Municipal de Educação. Iraci diz que para o município o SME é muito importante, pois Xaxim se torna autônomo nas decisões que toma quanto à educação, visando atender diretamente os interesses dos munícipes, “mas sempre respeitando a lei maior, da Lei de Diretrizes e Bases 9394/96”, enfatiza.
O município tem prazo de um ano para fazer as adequações. A lei que dispõe sobre o SME de Xaxim foi sancionada no dia 29 de março, com o número 36/2007.


Priscila Maboni
Assessoria de Imprensa Prefeitura de Xaxim
Rua Rui Barbosa, 347 – CEP: 89825-000
(49) 3353-8205
imprensaprefxaxim@gmail.com
www.xaxim.sc.gov.br