20 de abril de 2007

Avaliação nutricional nas escolas municipais de Xaxim será mantida em 2007

Durante o ano de 2006 foram realizadas três avaliações nutricionais em sete escolas municipais de Xaxim. Participaram das avaliações as escolas E.B.M. Cecília Meireles, E.B.M Dom Bosco, E.B.M. Doutor Ari Moacir Lunardi, E.B.M. Professora Dirce Salete Dall'Agnol, E.B.M. Santa Terezinha, Escola Municipal Mario Ferrazo e Pré Escola Turma do Balão Mágico, totalizando 1.760 alunos. As avaliações foram realizadas em estudantes com idade entre 6 e 14 anos, pela nutricionista Margareth Tribess, com a colaboração dos professores de Educação Física das escolas, que fizeram a coleta de dados.

A primeira avaliação foi realizada em março e a última em novembro. As escolas Mario Ferrazo e a Pré Escola Turma do Balão Mágico fizeram somente as duas primeiras avaliações, porém estão inseridas nos resultados finais. O método utilizado foi o IMC, Índice de Massa Corpórea, recomendado pela Organização Mundial da Saúde, segundo a faixa etária em percentis.

As classificações, segundo o indicador nutricional IMC são peso adequado ou eutrofia, obesidade, sobrepeso e baixo peso. Os resultados da avaliação apontam que 234 alunos adequaram o peso durante o ano de 2006, correspondendo a 13,3% do total. Houve ainda uma melhora de 1,1%, correspondendo a 19 alunos que deixaram de ser obesos. Porém, quanto à classificação de sobrepeso, registrou-se um aumento de 4%, ou seja, 70 crianças. Saíram da condição de baixo peso 6,1%, totalizando 107 estudantes.

Durante o ano de 2006, foram realizadas palestras de educação nutricional com os alunos que apresentavam alterações de peso. Também foram realizados atendimentos individualizados e mudanças na escolha dos alimentos na merenda escolar, que passou a incluir alimentos mais ricos em valor nutricional, colaborando com o desenvolvimento físico.

Segundo a nutricionista, Margareth Tribess, “em 2007, as avaliações nutricionais serão mantidas para que os resultados melhorem cada vez mais, pois é através destes resultados que se pode tomar ações preventivas”.

Priscila Maboni
Assessoria de Imprensa Prefeitura de Xaxim
Rua Rui Barbosa, 347 – CEP: 89825-000
(49) 3353-8205
imprensaprefxaxim@gmail.com
http://www.xaxim.sc.gov.br