5 de junho de 2007

Sétimo Mangiare: diversão para todas as idades

Neste fim de semana (03/06) em Xaxim ocorreu o Sétimo Mangiare, evento promovido pelo Rotary Club de Xaxim, em parceria com a Prefeitura de Xaxim, através da Secretaria Municipal de Educação, Departamento de Cultura, Grupo Folclórico Italiano São Luiz Gonzaga e Coral Italiano Della Aurora de Xaxim, com apoio das Rádios Vanguarda e Cultura de Xaxim. O Mangiare é uma festa que comemora os 130 anos da imigração italiana em Santa Catarina.


Mais de 800 pessoas estiveram presentes no evento que contou com corais folclóricos italianos e danças italianas. Apresentaram-se o Grupo Folclorístico Italiano São Luiz Gonzaga, de Xaxim, que estreou seus trajes típicos, Grupo Folclorístico Arco Baleno, de Colônia Cella, de Chapecó, e os corais Iraliano Della Aurora, de Xaxim, Coral São Daniel, de Seara, Coral Feliz Natal, de Xanxerê, Coral Em Canto, da Unoesc Xanxerê e Associação Coral de Chapecó, de Chapecó. O evento contou com apresentações de dança infanto juvenil, adulto e melhor idade.

Além das danças e dos corais, o Centro Comunitário da Matriz São Luiz Gonzaga, palco do evento, teve comes e bebes típicos, como radicci cótti, polenta frita, codeghin, salame frito, queijo de porco, massas, fortaia, queijo frito, mandioca, batata caramelada, sagu e vinho, entre outros pratos.

O objetivo do evento é a manutenção da cultura e da tradição italiana. Cultura e educação são as ferramentas para a construção de uma sociedade íntegra e desenvolvida. É nisso que o Rotary Club, Administração Municipal, Secretaria de Educação e Departamento de Cultura de Xaxim acreditam e apostam. A festa promove a manutenção da cultura e tradição italiana

As fotos do evento estão disponíveis no site da Prefeitura de Xaxim. Clique para visualizar:

Crédito fotos: Priscila Maboni
Priscila Maboni
Assessoria de Imprensa Prefeitura de Xaxim
Endereço: Rua Rui Barbosa, 347 – CEP: 89825-000
Xaxim – Santa Catarina
Telefone: (49) 3353-8200
E-mail: imprensaprefxaxim@gmail.com
Site: www.xaxim.sc.gov.br