18 de julho de 2007

PROERD forma 502 alunos em Xaxim

O Programa Educacional de Resistência às Drogas, Proerd, realizou a solenidade de formatura dos alunos de 4ª série das escolas de Xaxim, nesta quarta-feira (18/07). O Programa tem como objetivo consolidar um acordo cooperativo entre professores, policiais militares, pais e comunidade para a educação das crianças na escola.


Com um trabalho iniciado em abril, os policiais militares do Proerd desenvolveram dez lições, uma a cada semana, de cinqüenta minutos cada, nas escolas, tendo como base a cartilha do Programa. Um instrutor policial militar fardado trabalha o desenvolvimento da auto-estima, o cultivo da felicidade, o controle das tensões, a criatividade, as técnicas de autocontrole e resistência às pressões do dia-a-dia, que levam às drogas e à violência.


Na formatura, os alunos recebem um certificado e prestam compromisso público perante os presentes, de resistirem às drogas e à violência. Entre as principais metas do Proerd está a inclusão dos ideais do Programa não só nas crianças, mas em todos os cidadãos. Em Xaxim, o Programa foi desenvolvido pelos soldados Féo e Valdecir.


Nesta formatura, estiveram presentes 502 alunos das escolas municipais, estaduais e particular de Xaxim, além dos pais dos alunos, que puderam prestigiar o evento. As crianças receberam uma camiseta. Durante as aulas, os estudantes receberam também um estojo com lápis, caneta, ímã, adesivo e folders. Esta é mais uma forma de incentivo à permanência das crianças nas escolas.

Para a secretária de educação de Xaxim, Iraci Barrionuevo, programas como este são importantes, pois são uma forma de prevenção, e prevenir é melhor do que tratar. Além disso, com o desenvolvimento de ações deste gênero, fica mais fácil atingir as crianças, porque estão formando a personalidade e construindo os valores pelos quais vão acreditar ao longo de suas vidas, ficando, conseqüentemente, longe das drogas.


A abertura do evento ficou à cargo da Casa da Cultura de Xaxim. O hino nacional foi executado pelo Segundo Batalhão de Polícia Militar de Chapecó. O Executivo Municipal foi representado pelo vice-prefeito de Xaxim, Gilson Vicenzi, e pela secretária de Educação, Iraci Barriounevo. Estiveram presentes, ainda, diretores de escolas, professores, secretários e coordenadores pedagógicos.

Evento é realizado no Ginásio de Esportes da Escola de Educação Básica Gomes Carneiro


Crédito fotos: Francisco Tadeu
Priscila Maboni
Assessoria de Imprensa Prefeitura de Xaxim
Endereço: Rua Rui Barbosa, 347 – CEP: 89825-000
Xaxim – Santa Catarina
Telefone: (49) 3353-8200
E-mail: imprensaprefxaxim@gmail.com
Site: www.xaxim.sc.gov.br