28 de junho de 2007

Língua Brasileira de Sinais é ensinada em Xaxim

O Centro de Educação de Jovens e Adultos de Xaxim, CEJAX, conta com o Projeto Instrutor Surdo, que oferece o aprendizado da Língua Brasileira de Sinais, Libras, a alunos, professores e comunidade. As aulas de Libras têm uma hora de duração e acontecem todas as quintas-feiras, das 14h às 15h e das 18h15 às 19h15.

A língua de sinais pode atuar decisivamente no processo de emancipação, compartilhamento e transformação. Esta também é uma das funções sociais da escola. O Curso de Libras Básico, ministrado pelo professor Anderson Luchese, irá até dezembro. No próximo ano haverá continuação das aulas, com o Curso de Libras Avançado.

Este curso é oferecido com o objetivo de transmitir o aprendizado da língua de sinais às pessoas ouvintes, para que pessoas com deficiência auditiva e ouvintes possam se comunicar através dela. Além disso, pretende demonstrar a capacidade dos alunos com deficiência auditiva no mercado de trabalho. As aulas são ministradas por um profissional também deficiente auditivo. Assim, busca-se a inclusão dos deficientes auditivos na escola e na sociedade.

O professor Anderson Luchesi afirma que com as aulas de Libras as pessoas que não possuem deficiência auditiva, que aprendem os sinais, acabam facilitando a vida de quem as utiliza no dia-a-dia, pois servem como representantes da língua de sinais nos seus respectivos locais de trabalho. Além disso, as aulas objetivam servir de suporte para os professores da instituição adquirirem maior conhecimento na área, para um atendimento mais eficiente, visando oferecer o máximo de oportunidades para que a pessoa com deficiência auditiva possa usufruir sua cidadania plenamente.

Lei que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais foi sancionada em 2002

Crédito fotos: Priscila Maboni
Priscila Maboni
Assessoria de Imprensa Prefeitura de Xaxim
Endereço: Rua Rui Barbosa, 347 – CEP: 89825-000
Xaxim – Santa Catarina
Telefone: (49) 3353-8200
E-mail: imprensaprefxaxim@gmail.com
Site: www.xaxim.sc.gov.br