5 de junho de 2007

Consciência e preservação do meio ambiente em Xaxim

Durante a semana do Meio Ambiente em Xaxim houve programação especial. O Poder Público da cidade, através de suas secretarias e departamentos, realizou uma série de atividades. Vários segmentos do município estiveram envolvidos na causa.
Do dia primeiro ao dia cinco de junho as unidades escolares trabalharam o tema em sala de aula, com a conscientização dos alunos para a preservação ambiental. No primeiro dia da Semana do Meio Ambiente em Xaxim, foi realizado o plantio de 200 árvores da espécie uva japonesa nas margens do Rio Jacutinga, rio que abastece a CASAN.

No dia 02 e no dia 03 de junho, sábado e domingo, os estudantes recolheram lixo nas proximidades de suas casas e na segunda-feira, dia 04 de junho, entregaram nas escolas para que fosse recolhido. Nesta terça-feira, 05 de junho, Dia Internacional do Meio Ambiente e da Ecologia, foi realizado um ato cívico em prol do meio ambiente, na Praça Frei Bruno, com a presença de autoridades, escolas e comunidade. Foram realizadas apresentações artísticas pelas escolas estaduais e municipais, referentes ao tema.

A secretaria da Agricultura e Meio Ambiente de Xaxim, através do secretário, Gilmar Barro, realizou durante o evento a distribuição de 400 mudas de árvores nativas, produzidas no Canteiro Municipal. Estão disponíveis, ainda, para quem tiver interesse, nesta secretaria, mudas para plantio. Esta é uma medida usada contra o aquecimento global, pois cerca de 25% do aquecimento é causado pelo desmatamento tropical.

O dia 05 de junho é o Dia Internacional do Meio Ambiente e da Ecologia. Esta data é aproveitada para a promoção de eventos, para a conscientização dos problemas ambientais e para a necessidade urgente de ações. Atos como evitar andar de carro, economizar água e energia, reciclar lixo são atividades importantes no processo de desaquecimento da terra. Como afirma a representante da Concessão SEMAX, Neiva Brunetto Bes, “é através de pequenos gestos e ações que se chega a grandes feitos”.

As fotos do evento estão disponíveis no site da Prefeitura de Xaxim. Clique aqui para visualizar:

Crédito fotos: Priscila Maboni
Priscila Maboni
Assessoria de Imprensa Prefeitura de Xaxim
Endereço: Rua Rui Barbosa, 347 – CEP: 89825-000
Xaxim – Santa Catarina Telefone: (49) 3353-8200
E-mail: imprensaprefxaxim@gmail.com
Site: www.xaxim.sc.gov.br