11 de julho de 2007

Xaxim oferece auxílio a alunos com alterações no peso e altura

No início deste ano foi realizada a primeira avaliação nutricional com os alunos das seis escolas da rede municipal de Xaxim. Foi utilizado o Índice De Massa Corpórea, IMC, que leva em consideração estatura por idade, e o indicador peso por idade, recomendados pela Organização Mundial da Saúde.

Nesta avaliação participaram 1.964 alunos. A coleta de dados, de acordo com o IMC, indicou 72,3% das crianças com peso adequado, 6,4% alunos obesos, 15% com sobrepeso e 6,3% com baixo peso ou desnutridos. De acordo com a avaliação de estatura para idade, 92,6% alunos estão com estatura adequada, 6,9% com baixa estatura e 0,5% com alta estatura. Segundo o peso para idade, foram encontrados 60,5% alunos com peso adequado, 16,9% com risco de desnutrição, 6,4% com desnutrição, 13,1% com risco de obesidade e 3,1% com obesidade.

A nutricionista da Secretaria Municipal de Educação, Margareth Tribess, com a análise dos resultados, afirma que serão tomadas algumas providências, além das que já foram implantadas no município, com os estudantes que apresentaram alterações. No combate ao baixo peso ou a desnutrição, a Secretaria Municipal de Educação já implantou “O Lanche Complemento” no ano passado. Esta medida pretende reduzir os índices de baixo peso e também garantir uma adequada alimentação no período em que o aluno permanece na escola. O “Lanche Complemento” é a introdução de mais uma refeição diária, além da merenda escolar tradicional, na alimentação dos alunos de duas escolas municipais. São servidos diariamente 950 lanches complemento, que incluem biscoito integral, gergelim, rosca de milho e erva doce, todos produzidos com farinha enriquecida com ferro e ácido fólico, frutas da época, achocolatados e pães com geléias caseiras, produzidas pelas merendeiras das escolas, leite, iogurte, queijo entre outros. Além do Lanche Complemento, a nutricionista participa diretamente com os alunos na “Educação Nutricional”, para melhorar o hábito alimentar dos alunos.

Com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, para um melhor acompanhamento, como novidade neste ano será oferecida análise sanguínea para detectar a presença ou não de anemia, para os alunos que se encontram com o peso bastante abaixo do recomendado para a idade e estatura. Este trabalho objetiva facilitar a vida das famílias que não conseguem realizar o acompanhamento dos filhos, seja por falta de tempo ou por desinteresse.

No combate a obesidade também serão oferecidos exames sanguíneos para colesterol, glicemia e triglicérides. Além disso, os alunos terão a opção de freqüentar aulas extras de exercício físico três vezes na semana, na própria escola, fora do período curricular. A nutricionista realiza, ainda, a “Educação Nutricional e Orientação” com os alunos desnutridos e com sobrepeso.

Margareth afirma que “essas medidas são necessárias para uma melhora significativa no peso, na saúde e no hábito alimentar dos alunos, que não costumam ingerir os alimentos nos horários corretos”. Ainda, alcançar bons níveis educacionais, pois alunos bem alimentados estão aptos a desenvolver todo o seu potencial de aprendizagem. “Não devemos medir esforços para alcançar o melhor índice de adequação de peso. Nossa função zelar pela educação e saúde de nossos alunos”, conclui a nutricionista.
Lanches são servidos em todas as escolas gratuitamente


Crédito foto: Priscila Maboni
Priscila Maboni
Assessoria de Imprensa Prefeitura de Xaxim
Endereço: Rua Rui Barbosa, 347 – CEP: 89825-000
Xaxim – Santa Catarina
Telefone: (49) 3353-8200
E-mail: imprensaprefxaxim@gmail.com
Site: http://www.xaxim.sc.gov.br