3 de julho de 2007

Aulas de Geografia oportunizam integração com culturas de outros países

As aulas de Geografia da Escola Básica Municipal Cecília Meireles e da Escola Básica Municipal Ari Lunardi, de Xaxim, com a professora Arlei Barrionuevo, têm oportunizado aos alunos a integração com outras culturas do continente americano. Os estudantes realizaram, durante o último mês, pesquisa sobre os países e os apresentaram em sala de aula para os colegas e para outras turmas dos colégios.

A pesquisa, que foi uma sugestão de trabalho adaptada das apostilas do Sistema de Ensino Bom Jesus, sistema adotado pela Secretaria de Educação de Xaxim, incluiu encontros na sala de aula, com aulas ministradas pela professora, e trabalhos de pesquisa em livros, Internet e reportagens televisivas fora da escola. O trabalho incluiu, ainda, a realização de pratos típicos da cultura de cada país pesquisado, que foram compartilhados em sala de aula. Ao fim, foi realizada mesa redonda, com troca de perguntas dos alunos com os grupos.

Para a professora, Arlei Barrionuevo, o trabalho foi muito proveitoso, pois despertou o interesse pela pesquisa e pela leitura. “Foi muito gratificante o retorno dos alunos”, conta a professora. Além disso, a integração dos estudantes entre si e com os demais grupos, com a apresentação, além do aprendizado de novos trabalhos, como o preparo dos alimentos que foram levados para sala de aula, foi um momento único para as crianças.






Aprendizado sobre cultura de outros países é compartilhado em salas de aula de Xaxim

Crédito fotos: Priscila Maboni
Priscila Maboni
Assessoria de Imprensa Prefeitura de Xaxim
Endereço: Rua Rui Barbosa, 347 – CEP: 89825-000
Xaxim – Santa Catarina
Telefone: (49) 3353-8200
E-mail: imprensaprefxaxim@gmail.com
Site: www.xaxim.sc.gov.br