29 de junho de 2007

Festas de São João animam escolas e CEIMs de Xaxim

As escolas e centros de educação infantis municipais, os CEIMs, da rede municipal de ensino de Xaxim, promovem em junho e julho as festas juninas e julinas. Com apresentações artísticas, ensaiadas pelos alunos em conjunto com os professores, as escolas abrem suas portas para o público e promovem grandes “arraiás”. As festas dos CEIMs são às crianças e às famílias. Além de danças e brincadeiras há atrativos gastronômicos, como pinhão, pipoca, cachorro quente, amendoim, pastel, refrigerante e o quentão de laranja.

Neste ano a Escola Básica Municipal Dom Bosco realizou sua X Festa Junina, no Centro Comunitário do Bairro Alvorada. A festa ocorreu na noite de 22 de junho, e contou com 16 apresentações. De acordo com a diretora da escola, Adriana Longui, os alunos e professores se dedicaram muito para que as danças fossem um sucesso. O público lotou o local da festa. Foram mais de 1700 pessoas. O lucro foi de R$ 4.460,00. “Graças a colaboração e apoio da Prefeitura
Municipal, Secretaria de Educação, funcionários, alunos, familiares, APP e comunidade em geral, a festa foi um sucesso. Só temos a agradecer. Foi um trabalho de equipe e o resultado final nos deixa felizes e motivados”, completa Adriana.

No dia 22 de junho, sexta-feira, também foi a vez das festas juninas dos CEIMs Prosperina Folle e Virginia Riboli e da E.B.M. Santa Terezinha. Na Escola Santa Terezinha foi realizado momento cultural com apresentações de quadrilhas, danças caipiras, desafios e repentes. No sábado, dia 23 de junho, foi a vez da festa junina no CEIM Recanto Encantado e no CEIM Rosa Zambenedetti, além da festa na E.B.M. Ari Lunardi.

A festa junina do CEJAX foi no dia 25 de junho e a da E.B.M. Cecília Meireles ocorreu nesta sexta-feira, dia 29 de junho. Neste fim de semana é a vez do CEIM Maria Lunedo. A Escola Básica Municipal Professora Dirce Salete Dall'Agnol fará festa julina, no dia 07 de julho.

As festas juninas e julinas são em homenagem a três santos: Santo Antônio, São João e São Pedro. Foram trazidas pelos portugueses, ao Brasil, no ano de 1583. A festa junina celebra mais que o modo de vida do caipira. Ela representa a assimilação do estereótipo caboclo pelo cenário urbano.


E.B.M. Santa Terezinha


CEIM Virginia Riboli


CEIM Prosperina Folle

CEJAX


E.B.M. Dom Bosco


CEIM Recanto Encantado

Festas de São João unem escola e comunidade

Crédito fotos: Priscila Maboni e escolas e CEIMs municipais
Priscila Maboni
Assessoria de Imprensa Prefeitura de Xaxim
Endereço: Rua Rui Barbosa, 347 – CEP: 89825-000
Xaxim – Santa Catarina
Telefone: (49) 3353-8200
E-mail: imprensaprefxaxim@gmail.com
Site: www.xaxim.sc.gov.br