4 de dezembro de 2008

“Natal das Luzes” de Xaxim arrecada alimentos para os desabrigados pela enchente catarinense

Durante a época de Natal em Xaxim, a cidade está fazendo muito mais do que simplesmente comemorar esta data. A Prefeitura de Xaxim, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura e Casa da Cultura, organizou uma programação artístico-cultural que segue até o dia 23 de dezembro, além de realizar uma campanha de arrecadação de alimentos para os desabrigados pela enchente do litoral catarinense.

Através do Projeto Virtudes, desenvolvido nas escolas do município, com coordenação da professora Marilene Persch, que envolve alunos, pais, funcionários, professores e comunidade para ações em prol de um mundo melhor, está sendo apresentada nas escolas do município a peça teatral “E assim contam a história de Jesus”, do Grupo de Teatro da Casa da Cultura. Através do teatro, do trabalho com palestras e da mobilização da comunidade, os alimentos arrecadados serão entregues aos atingidos pela chuva através do Corpo de Bombeiros da cidade.

A programação artística e cultural de Xaxim para o Natal será apresentada na Praça Frei Bruno, no Centro da cidade, com início às 20h30. No dia 6 de dezembro será realizada a abertura oficial do “Natal das Luzes”, com música ao vivo. No dia 16 de dezembro haverá a Noite da Música Gospel. No dia 20 de dezembro, Noite Musical com apresentação de bandas e no dia 23 de dezembro, show com Barros e Cia Show.

As apresentações do Projeto Virtudes com palestras e teatro nas escolas iniciou no dia 1 de dezembro, na EEB Gomes Carneiro e na EEB Neusa Massolini. No dia 2 de dezembro, foi a vez da EEB Custódio de Campos e EBM Dom Bosco. No dia 3 de dezembro, quem assistiu a apresentação teatral e a palestra foram as escolas EBM Santa Terezinha e EBM Doutor Ari Moacir Lunardi. No dia 4 de dezembro, assistiram a EBM Cecília Meireles e a EEB Vila Diadema.
A secretária de Educação e Cultura de Xaxim, Iraci Barrionuevo, ressaltou a importância da participação da comunidade na confecção dos enfeites natalinos. “Pessoas e empresas adquiriram e enfeitaram com seus próprios recursos os pinheiros que serão colocados ao longo da Avenida Plínio Arlindo de Nês. É diferente quando a comunidade se envolve. A comunidade colaborou para que o natal tivesse o seu verdadeiro espírito presente”. Ainda, a secretária agradeceu o empenho e trabalho da comissão organizadora do “Natal das Luzes” que não mediu esforços para que tudo fosse feito dentro do prazo e com beleza.

Confira abaixo alguns momentos das apresentações teatrais:









Apresentações teatrais e palestras nas escolas reúnem e animam comunidade escolar

Comissão organizadora enfeitando pinheiro de 17 metros

Fotos: Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Xaxim
Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Xaxim
Xaxim – Santa Catarina
Telefone:
(49) 3353-4272
E-mail: smexaxim@gmail.com
Site: http://smexaxim.blogspot.com