14 de outubro de 2008

Dia do Professor é comemorado nesta quarta-feira em Xaxim por mais de 300 profissionais

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Xaxim irá prestar uma homenagem aos seus mais de 300 profissionais da área de educação do município, da rede municipal, estadual e particular, neste dia 15 de outubro. O Dia do Professor será marcado por um coquetel com doces e salgados, que terá início às 19, na Sociedade Recreativa e Cultural de Xaxim, Clube.

A noite comemorativa inicia com mensagens. Logo após haverá a presença de autoridades do município que saudarão seus profissionais. Ainda, haverá sorteio de brindes, doados pelo comércio e por pessoas físicas. Os brindes incluem panela elétrica, vale almoços, perfumes, roupas, um microondas, liquidificador, um grill, torradeira, ferro elétrico, vale academia, faqueiros, garrafa térmica, jogos de toalhas, entre outros. No fim da noite, música ao vivo para quem quiser dançar ou curtir.

No Brasil, Dia do Professor é comemorado oficialmente em
15 de outubro há 45 anos


A comemoração do Dia do Professor no Brasil iniciou oficialmente em São Paulo. Quatro professores organizaram um dia de parada para descanso e programação do restante do ano, já que as aulas do segundo semestre iam de 1 de junho a 15 de dezembro, com apenas 10 dias de férias neste período. Um professor, chamado Salomão Becker, sugeriu que o encontro se realizasse em 15 de outubro, data em que em Piracicaba professores e alunos levavam doces de casa para uma pequena confraternização.

No ano seguinte, a comemoração foi realizada também em outros lugares da cidade e pelo Brasil todo nos anos seguintes. A data de 15 de outubro foi oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963. Desde esta época, o dia é celebrado com solenidades, festas e homenagens.

Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Xaxim
Xaxim – Santa Catarina
Telefone: (49) 3353-4272
E-mail: smexaxim@gmail.com
Site: http://smexaxim.blogspot.com