30 de janeiro de 2009

Secretaria de Educação e Cultura de Xaxim realiza Semana Pedagógica

A Secretaria de Educação e Cultura de Xaxim promove de 3 a 6 de fevereiro a Semana Pedagógica, período de estudos preparatórios para o início do ano letivo para os profissionais de educação do município. A formação continuada dos profissionais de educação é um tema desafiador e complexo. Porém, realizar constantes aperfeiçoamentos nesta área é uma das metas almejadas para uma educação pública de qualidade em Xaxim.

A programação da Semana Pedagógica tem início às 8h e se estende até às 11h45, no dia 3 de fevereiro, terça-feira. O tema de estudo deste dia será “Profissionalismo e Educação” e terá a presença de todos os profissionais da educação municipal. A palestrante é a professora da Unochapecó Maria Lúcia Marocco Maraschin. O local da palestra é a SRCX, Clube Xaxinense. No dia 4 de fevereiro, quarta-feira, também com início às 8h e término às 11h45, no Clube Xaxinense, o tema será a “Reforma ortográfica da Língua Portuguesa”. Estarão presentes todos os profissionais da educação municipal e da educação estadual do município. O palestrante será um profissional da Unochapecó.

No dia 5 de fevereiro, quinta-feira, pela parte da manhã, com início às 8h e término às 11h45, o tema da palestra será “Literatura Infantil e Infanto-Juvenil”, destinada os professores, bolsistas, coordenação pedagógica, direção e secretários das escolas. Neste dia a palestra será realizada na EBM Dom Bosco, com palestrante da Unochapecó. Paralela a esta palestra será realizada palestra sobre “Relacionamento intra e interpessoal e atendimento a comunidade escolar” para cozinheiras, auxiliares de serviços gerais e vigias. A palestra será com as psicólogas Giovana Sorgatto e Flávia Piaia.

Para o encerramento da Semana Pedagógica, dia 6 de fevereiro, sexta-feira, no Clube, a palestra será sobre “O comprometimento dos profissionais da educação”, com a presença de todos os profissionais da educação municipal. O palestrante será o economista e diretor da Méritos Pesquisas, Celito Pandolfi. A palestra inicia às 8h e segue até às 9h.

A secretária municipal de Educação e Cultura de Xaxim, Iraci Barrionuevo, e a equipe de profissionais da Secretaria Municipal de Educação e Cultura do município acreditam que dentro do contexto educacional contemporâneo a formação continuada é uma saída possível para a melhoria da qualidade do ensino. Por intermédio destes estudos pretende-se favorecer dinâmicas de atualização e aprofundamento do conhecimento necessário para o exercício da profissão docente em Xaxim, bem como desenvolver intervenções inovadoras nos contextos de desempenho profissional.

Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Xaxim
Xaxim – Santa Catarina
Telefone: (49) 3353-4272
E-mail: educacaoxaxim@yahoo.com.br
Site:
http://smexaxim.blogspot.com