24 de agosto de 2006

Dia dos pais integra calendário das instituições de ensino em Xaxim

Durante agosto, as escolas e CEIs da rede municipal de educação de Xaxim, realizaram homenagens e atividades referentes aos dia dos pais. Assim como o ocorrido com o dia das mães, em maio, os pais tiveram um dia só para eles no calendário das instituições de ensino.
Entre as atividades realizadas estão torneios de futebol, confraternizações, um almoço e um coquetel, homenagens, um show, palestras e brincadeiras. As datas destes eventos foram marcadas conforme a disponibilidade de cada escola.
Ao que tudo indica, o dia dos pais tem uma origem bem semelhante ao dia das mães. Ambas as idéias foram criar datas para fortalecer os laços familiares. Há uma história que conta que em 1909, em Washington, Estados Unidos, uma filha de um veterano da guerra civil, Sonora Dodd, decidiu criar o dia dos pais após ter ouvido uma homenagem ao dia das mães. Seu pai teve que criar seis crianças sozinho, após a morte da mãe delas, ao dar à luz ao sexto filho.
Então, em 1910, Sonora enviou uma petição à Associação Ministerial de Spokane, pedindo auxílio para uma entidade de jovens cristãos da cidade, para criar um dia de comemoração. O primeiro dia dos pais norte-americano foi celebrado em 19 de junho daquele ano, aniversário do pai de Sonora.
A partir daí a comemoração difundiu-se da cidade de Spokane para todo o estado de Washington. Mais tarde, o dia dos pais tornou-se nacional. No Brasil, a idéia de se comemorar este dia surgiu com o publicitário Sylvio Bhering e foi festejada pela primerira vez em 14 de agosto de 1953. A data foi alterada para o segundo domingo de agosto por motivos comerciais, ficando diferente da época comemorada pelos americanos e europeus.

E.B.M. Ari Lunardi teve futebol, que promoveu integração de escola, pais, e filhos

Fonte de pesquisa: www.portaldafamilia.org
Informações adicionais: Priscila Maboni - smexaxim@gmail.com

20 de agosto de 2006

Cartazes Fórum

No V Fórum Regional em Educação, ocorrido na última sexta-feira, dia 18 de agosto, as paredes do Clube Recreativo e Cultural de Xaxim continham cartazes. Com frases de pensadores famosos ou não, além de enfeitarem, estes materiais deixaram mais alegre o ambiente, que teve mais de 500 pessoas durante a manhã e à tarde.
Os cartazes são suportes, normalmente em papel, afixado de forma que seja visível em locais públicos. Segundo o site Wikipedia, sua função principal é a de divulgar informação visualmente, mas também tem sido apreciado como uma peça de valor estético. Historicamente, eles serviram como meio de divulgação de importantes movimentos de caráter político e artístico.
O cartaz tem suas raízes na antiguidade, embora tenha ficado popular após o surgimento da litografia, no século XIX. Taulouse-Lautrec, pintor pós-impressionista e litógrafo francês, foi um dos famosos artistas que se dedicaram ao cartaz.
Clique nas palavras em verde para visualizar informações sobre estes conteúdos.
Os cartazes do V Fórum Regional chamaram a atenção. Confira!

Centro de Educação Infantil Maria Lunedo Batistela:

Centro de Educação Infantil Recanto Encantado:

Centro de Educação Infantil Rosa Zambenedetti:

Centro de Educação Infantil Virginia Riboli:

Escola Básica Municipal Cecília Meireles:


Escola Básica Municipal Dom Bosco:

Escola Básica Municipal Dirce Salete Dall'Agnol:

Escola Básica Municipal Santa Terezinha:

Crédito fotos: Priscila Maboni

Informações adicionais: Priscila Maboni - smexaxim@gmail.com

V Fórum Regional em Educação teve participação de mais de 500 profissionais

Nesta sexta-feira (18/08), Xaxim foi sede do V Fórum Regional em Educação. O evento foi promovido pela Secretaria de Educação de Xaxim, e teve credenciamento de oito horas. O evento contou com a participação de mais de 500 pessoas. Estiveram presentes profissionais da educação de Chapecó, Concórdia, Coronel Freitas, Entre Rios, Faxinal dos Guedes, Lajeado Grande, Nova Itaberaba, Ponte Serrada, Xanxerê, Xavantina e Xaxim.
Pela manhã houve palestra com a pedagoga e mestre em educação Maria Augusta Sanches Rossini, que tratou do tema “Pedagogia afetiva”. A pedagogia afetiva tem como um dos principais objetivos fazer com que se alcance equilíbrio entre a razão e a emoção. Foi realizado, também, o lançamento do livro Alfabeto corporal, no qual é mostrado o significado das letras que compõe o nome de cada pessoa. Para a palestrante, as letras podem mostrar aspectos da identidade.
À tarde foi trabalhado o tema “O lúdico como metodologia de aprendizagem”, com o mestre em educação Fabián Mariotti. O lúdico é uma ferramenta importante porque facilita a aprendizagem e permite que a criatividade aflore. O jogo está vinculado ao prazer de aprender, levando, assim, a criança a assumir responsabilidades.
Os certificados dos cursistas serão enviados para as secretarias de educação dos municípios participantes.
As fotografias da palestra ocorrida à tarde estarão disponíeveis em breve.
Crédito fotos: Priscila Maboni
Informações adicionais: Priscila Maboni - smexaxim@gmail.com

16 de agosto de 2006

Capacitações visam melhoria na qualidade de ensino

Este é um dos principais objetivos da Secretaria de Educação de Xaxim

Ontem (15/08), foi realizada a segunda parte da capacitação “Ensino com pesquisa”, com a professora Teresa Machado da Silva Dill. Nesta reunião, estavam presentes os profissionais da rede municipal de ensino. A palestra é promovida pela Secretaria de Educação de Xaxim e o Ministério da Educação, o MEC, através do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação, o FNDE, com a Unoesc, campus Xanxerê.
Na capacitação, realizada no plenário da Escola Geração Construtiva, foi dada continuidade a um projeto iniciado no último encontro que os profissionais de educação da rede municipal de Xaxim tiveram com a palestrante, no dia 19 de julho. Para Teresa, “há a exigência de que se busquem outras perspectivas que dêem conta de lidar com as incertezas, imprevisibilidades e os problemas da sociedade atual”.
Hoje à tarde (16/08), haverá capacitação para os professores alfabetizadores da rede municipal de ensino. Esta será uma nova etapa do curso de formação continuada. A capacitação será ministrada pela professora da Unoesc, campus Xanxerê, e coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação de Chapecó, Neli Gai. O encontro será realizado na Escola Básica Municipal Dom Bosco.
Estas capacitações fazem parte da iniciativa da Secretaria de Educação do município para que haja melhoria na qualidade de ensino. Ainda nesta semana acontecem reuniões nas escolas, e o V Fórum Regional em Educação. O Fórum será realizado na sexta-feira. As inscrições estão abertas até amanhã (17/08). Informações adicionais pelo telefone (49) 3353-4272.

Crédito foto: Priscila Maboni
Informações adicionais: Priscila Maboni - smexaxim@gmail.com

11 de agosto de 2006

Xaxim promove o quinto Fórum Regional em Educação

A Secretaria de Educação de Xaxim está promovendo o quinto Fórum Regional em Educação. O evento acontecerá no dia 18 de agosto, sexta-feira, e terá credenciamento de oito horas. Pela manhã haverá palestra com a pedagoga e mestre em educação Maria Augusta Sanches Rossi, que tratará do tema “Pedagogia afetiva”. À tarde será trabalhado o tema “O lúdico como metodologia de aprendizagem”, com o mestre em educação Fabían Mariotti.
A pedagogia afetiva é uma nova arte de educar, voltada para o corpo, espírito, razão e emoção. Esta proposta oferece um espaço maior para o desenvolvimento da afetividade. Quanto ao segundo tema, a questão do lúdico na aprendizagem, pensa-se que o jogo é um auxiliar no processo de ensino aprendizagem, vinculado ao prazer de aprender, levando, assim, a criança a assumir responsabilidades.
O público alvo são professores, pedagogos, psicólogos, psicopedagogos, administradores, coordenadores e supervisores pedagógicos. Os temas também são de interesse para diretores de escolas, alunos de graduação e pós-graduação, educadores em geral, e áreas afins.
As inscrições são de R$ 20,00 por participante e devem ser feitas até quinta-feira, dia 17 de agosto, com o preenchimento da ficha, disponível nas secretarias de educação dos municípios da região. O valor da inscrição deverá ser depositado na conta corrente nº 13-0, agência BESC 031. A ficha e o comprovante de depósito bancário devem ser enviados pelo fax (49) 3353-4272 ou pelo correio à Rua João Lunardi, 1080, centro, Xaxim, CEP 89825-000.
Os certificados dos cursistas serão enviados para as secretarias de educação dos municípios participantes. O Fórum será realizado na Sociedade Recreativa e Cultural de Xaxim, com início às 8h e término às 17h. As vagas são limitadas. Informações adicionais pelo telefone (49) 3353-4271 ou 3353-5723.
Informações adicionais: Priscila Maboni – smexaxim@gmail.com

4 de agosto de 2006

Projeto de Capoeira de Xaxim é pioneiro na região

Em Xaxim, para os alunos da Educação Infantil III a 8ª série, é oferecido o projeto piloto de Capoeira, para promover a interação social dos alunos. Há um ano e meio, os alunos das cinco escolas municipais vêm tendo aulas com o professor Marcelo Pertussatti, que já desenvolvia esta atividade desde 2001, com um projeto independente.
A Secretaria de Educação de Xaxim reconhece nesse trabalho uma possibilidade diferente de educação. Com a Capoeira, são desenvolvidas as inteligências múltiplas dos alunos. Hoje em dia, muito se fala em oferecer atividades deste gênero aos estudantes, para que a permanência na escola seja mais prazerosa e para que seja estimulada a apreensão do conhecimento.
A Capoeira é também um projeto de apoio à cultura afro-brasileira. As crianças têm a possibilidade de aprenderem a socialização dos movimentos, as tradições, o ritual, o jogo, as cantigas e até a história do Brasil. Ainda aprendem sobre a música, os instrumentos, a cultura afro-brasileira, o esporte, a luta e a filosofia da Capoeira.
Segundo o professor Marcelo, este é um projeto pioneiro. “Os alunos estão num ambiente lúdico, onde importa primordialmente a liberdade do praticante”. Quem realiza alguma atividade física geralmente tem a ganhar. Com a Capoeira são desenvolvidos os movimentos cinestésico-corporais, a musicalidade, as habilidades linguístico-verbal, espacial, emocional, interpessoal, sociais, ética e estética, simbólica ou existencial, a espiritualidade, além das capacidades lógico-matemática e biológica.

Capoeira utiliza a Teoria das Inteligências Múltiplas

A Teoria das Inteligências Múltiplas foi criada e lançada por Howard Gardner, co-diretor de um projeto que estuda cognição, da Universidade Harvard, há aproximadamente 20 anos. Howard propunha a existência de inteligências independentes entre si, teoria contrária aos testes de quociente de inteligência (QI), que se popularizaram na medição de alguns modos de conhecimento, como o lingüístico e o lógico.

Crédito fotos: Marcelo Pertussatti
Informações adicionais: Priscila Maboni – smexaxim@gmail.com

1 de agosto de 2006

Servidores públicos de Xaxim fazem paralisação

Hoje, 02 de agosto, as atividades dos servidores públicos municipais ficarão paralisadas. Esta decisão foi tomada de acordo com o decreto nº 200/2006 pela Assembléia da Associação dos Municípios do Alto Irani, AMAI, como forma de alerta para a comunidade local e para os governantes sobre as dificuldades encontradas na administração pública.
Segundo o decreto, as atividades foram suspendidas porque nos últimos anos os municípios passaram a executar mais tarefas em decorrência de atribuições legais e os recursos tributários arrecadados no Brasil concentram-se no Governo Federal.
A paralisação, portanto, se estende a toda rede municipal de ensino, escolas, centros de educação infantil, os CEIs, transporte escolar e merenda. No dia 03, as atividades voltam ao normal.
Informações adicionais: Priscila Maboni - smexaxim@gmail.com